Questões Psicologia Psicopatologia

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a CO...

Responda: Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus ...


1Q850553 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus correspondentes.

COLUNA I

1. Hiperprosexia

2. Distraibilidade

3. Aprosexia

4. Hipoprexia

COLUNA II

( ) Ocorre a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e da variedade dos estímulos utilizados.

( ) Ocorre a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade que produz a dificuldade de percepção dos estímulos do meio.

( ) Ocorre a dificuldade em fixar-se em um objeto e a atenção do indivíduo pode facilmente passar de um objeto a outro.

( ) Ocorre um estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação, em relação a certos objetos.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar cada termo da Coluna I e relacioná-lo com a descrição correta da Coluna II.

1. Hiperprosexia é o estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação em relação a certos objetos. Isso corresponde à última descrição da Coluna II.

2. Distraibilidade é a dificuldade em fixar-se em um objeto, com a atenção do indivíduo passando facilmente de um objeto a outro. Isso corresponde à terceira descrição da Coluna II.

3. Aprosexia é a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e variedade dos estímulos. Isso corresponde à primeira descrição da Coluna II.

4. Hipoprexia é a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade, dificultando a percepção dos estímulos do meio. Isso corresponde à segunda descrição da Coluna II.

Assim, a sequência correta de associação é: 3 (aprosexia) - 4 (hipoprexia) - 2 (distraibilidade) - 1 (hiperprosexia), que corresponde à alternativa d.

Fazendo uma segunda checagem, confirmamos que as definições clássicas dos termos da atenção coincidem com essa associação, garantindo que o gabarito oficial está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.