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Os povos indígenas no início da República Brasileira:
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) No início da República Brasileira, a política oficial em relação aos povos indígenas era marcada pela ideia de tutela e proteção estatal, mas também pela intenção de assimilação cultural. Os indígenas eram vistos como povos que precisavam passar por um processo de 'civilização' ou 'reeducação' para serem integrados à sociedade brasileira dominante.
Essa visão está alinhada com o pensamento da época, que não reconhecia os indígenas como cidadãos plenos com direitos iguais, mas sim como grupos a serem tutelados pelo Estado. A tutela implicava controle e intervenção direta, com o objetivo de modificar seus modos de vida e integrá-los à cultura nacional.
As demais alternativas não refletem a realidade histórica do período. Por exemplo, a alternativa a) está incorreta porque os indígenas não exerciam os mesmos direitos civis e políticos que os demais brasileiros. A alternativa c) também não é correta, pois a participação indígena em questões políticas era muito limitada e não restrita apenas a suas terras. A alternativa d) é anacrônica, pois o reconhecimento da diversidade cultural indígena só passou a ser valorizado em políticas públicas muito depois, especialmente a partir da Constituição de 1988.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor representa a situação dos povos indígenas no início da República Brasileira, conforme o entendimento histórico e jurídico da época.
Essa visão está alinhada com o pensamento da época, que não reconhecia os indígenas como cidadãos plenos com direitos iguais, mas sim como grupos a serem tutelados pelo Estado. A tutela implicava controle e intervenção direta, com o objetivo de modificar seus modos de vida e integrá-los à cultura nacional.
As demais alternativas não refletem a realidade histórica do período. Por exemplo, a alternativa a) está incorreta porque os indígenas não exerciam os mesmos direitos civis e políticos que os demais brasileiros. A alternativa c) também não é correta, pois a participação indígena em questões políticas era muito limitada e não restrita apenas a suas terras. A alternativa d) é anacrônica, pois o reconhecimento da diversidade cultural indígena só passou a ser valorizado em políticas públicas muito depois, especialmente a partir da Constituição de 1988.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor representa a situação dos povos indígenas no início da República Brasileira, conforme o entendimento histórico e jurídico da época.
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