Questões Psicologia Psicopatologia

Uma paciente de 45 anos de idade...

Responda: Uma paciente de 45 anos de idade dá entrada no pronto-socorro psiquiátrico, conduzida pela gerente da cafeteria onde trabalha. Ela mostra-se c...


1Q851612 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 45 anos de idade dá entrada no pronto-socorro psiquiátrico, conduzida pela gerente da cafeteria onde trabalha. Ela mostra-se confusa e desorientada, prolixa, repete a mesma frase várias vezes e afirma que está em perigo e que pessoas más estão atrás dela. De acordo com o relato da gerente, a paciente estava trabalhando e começou a apresentar esses sintomas depois que, sem querer, quebrou um prato. A psicóloga presente no momento da admissão da paciente consegue contato com o esposo dela pelo telefone, e ele informa que a paciente faz uso de medicamentos psiquiátricos, mas não sabe informar quais medicamentos e nem o diagnóstico prévio da esposa, uma vez que ela não conversa com ele a esse respeito. O psiquiatra responsável pelo caso opta por deixar a paciente em observação, fazendo uso de benzodiazepínicos, e aguarda a chegada de alguém da rede de apoio para acompanhá-la.  

Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O chamado “delírio persecutório” pode ser considerado uma defesa contra afetos negativos por meio da projeção.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O delírio persecutório é um tipo de delírio em que o indivíduo acredita estar sendo perseguido, ameaçado ou prejudicado por outras pessoas. Esse tipo de delírio pode ser compreendido, do ponto de vista psicanalítico e psicológico, como uma defesa contra afetos negativos, como medo, ansiedade ou culpa.

A defesa utilizada nesse caso é a projeção, que consiste em atribuir a outras pessoas sentimentos, intenções ou pensamentos próprios que são inaceitáveis para o indivíduo. Assim, o paciente projeta seus próprios medos e ansiedades para fora, imaginando que está sendo perseguido por pessoas más.

Essa interpretação está alinhada com a teoria psicanalítica das defesas do ego, que explica como o indivíduo tenta lidar com conflitos internos e emoções negativas por meio de mecanismos inconscientes.

Portanto, a afirmação de que o delírio persecutório pode ser considerado uma defesa contra afetos negativos por meio da projeção está correta, conforme o gabarito oficial e a literatura correlata.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.