Questões Psicologia Saúde Mental

No Brasil, a assistência à saúde...

Responda: No Brasil, a assistência à saúde mental teve início na década de 1930, por meio da institucionalização de indivíduos com psicopatias. No que d...


1Q851641 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Nutrição, SES DF, IADES, 2020

No Brasil, a assistência à saúde mental teve início na década de 1930, por meio da institucionalização de indivíduos com psicopatias. No que diz respeito às políticas públicas, a atenção à saúde mental teve uma grande mudança a partir da década de 1970 com a Reforma Psiquiátrica. Mais recentemente, na década de 1990, foram implementados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), direcionando o atendimento a indivíduos com sofrimento psíquico, com base no cuidado no modelo de assistência interdisciplinar que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Acerca da assistência mental no Brasil e das respectivas mudanças recentes contidas na Nota Técnica do Ministério da Saúde no 11/2019, julgue o item a seguir. 
A Política Nacional de Saúde Mental abrange a atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso nocivo de álcool e de outras substâncias psicoativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A Política Nacional de Saúde Mental, conforme estabelecido na Nota Técnica do Ministério da Saúde nº 11/2019, de fato abrange a atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso nocivo de álcool e de outras substâncias psicoativas.

Essa abordagem ampla e inclusiva visa garantir um atendimento integral e humanizado para todos os indivíduos que necessitam de cuidados relacionados à saúde mental, independentemente da origem ou natureza do transtorno. Portanto, o item apresentado está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.