Analise as afirmativas a seguir sobre classificação dos serviços públicos....

Analise as afirmativas a seguir sobre classificação dos serviços públicos.I. Serviços próprios do Estado: são os que não afetam substancialmente as necessida...


Analise as afirmativas a seguir sobre classificação dos serviços públicos.

I. Serviços próprios do Estado: são os que não afetam substancialmente as necessidades da comunidade, mas satisfazem interesses comuns de seus membros e, por isso, a Administração os presta remuneradamente.

II. Serviços uti universi: são aqueles que a Administração presta sem ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo, como os de polícia, de iluminação pública, de calçamento e outros dessa espécie.

III. Serviços uti singuli: são os que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário, como ocorre com o telefone, a água, o transporte coletivo e individual e o uso de rodovia, de energia elétrica e outros.

Estão corretas as afirmativas

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    Vamos analisar cada afirmativa para entender a classificação dos serviços públicos.

    A afirmativa I está incorreta. Serviços próprios do Estado são aqueles essenciais e que o Estado presta diretamente, geralmente sem remuneração, pois visam atender interesses públicos essenciais. A descrição dada na afirmativa I confunde essa definição, pois diz que são serviços que não afetam substancialmente as necessidades da comunidade e que são prestados remuneradamente, o que não corresponde à definição correta.

    A afirmativa II está correta. Serviços uti universi são aqueles prestados para toda a coletividade, sem usuários determinados, como serviços de polícia, iluminação pública e calçamento. São serviços que beneficiam a comunidade em geral.

    A afirmativa III também está correta. Serviços uti singuli são aqueles que têm usuários determinados e uso particular, com consumo mensurável, como telefone, água, transporte, energia elétrica, entre outros. Esses serviços geralmente são cobrados conforme o uso.

    Portanto, as afirmativas II e III estão corretas, enquanto a I está incorreta, o que confirma que a alternativa correta é a letra c.

    Fazendo uma segunda checagem, a definição de serviços próprios do Estado está prevista na doutrina administrativa e confirma que são serviços essenciais e não necessariamente remunerados, diferentemente do que a afirmativa I apresenta. Já as definições de serviços uti universi e uti singuli são clássicas e amplamente aceitas, reforçando a correção das afirmativas II e III.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.