Questões Direito Administrativo Intervenção do estado na propriedade

A respeito da intervenção do Estado na propriedade, julgue o item a seguir.

Responda: A respeito da intervenção do Estado na propriedade, julgue o item a seguir. Situação hipotética: Josefa arrependeu-se de um acordo de desapropriação com o p...


Q858104 | Direito Administrativo, Intervenção do estado na propriedade, Ministério da Economia Técnico de Complexidade Intelectual Direito, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito da intervenção do Estado na propriedade, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Josefa arrependeu-se de um acordo de desapropriação com o poder público, o qual objetivava construir uma creche em área de sua propriedade. Foi publicado o decreto de desapropriação por utilidade pública. Porém, foi constatada, em caráter de urgência, a necessidade da instalação de um posto de saúde no local, de modo que o poder público alterou a destinação a ser conferida à edificação. Assertiva: Nesse caso, é correto afirmar que, como se arrependeu do negócio, Josefa poderá reaver a propriedade em ação de retrocessão, haja vista o poder público não poder conferir finalidade diversa da constante no decreto expropriatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A situação descrita no enunciado trata da possibilidade de alteração da destinação de um imóvel desapropriado pelo poder público. No caso apresentado, Josefa arrependeu-se do acordo de desapropriação para a construção de uma creche, mas o poder público decidiu alterar a destinação para a instalação de um posto de saúde.

De acordo com a legislação brasileira, o poder público pode alterar a destinação de um imóvel desapropriado, desde que respeite o princípio da finalidade pública. Portanto, Josefa não poderá reaver a propriedade em ação de retrocessão, uma vez que a alteração da destinação do imóvel foi feita dentro dos limites legais.

Assim, a assertiva apresentada no item está Errada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.