Questões Serviço Social Profissão do Assistente Social

Uma das prescrições constitutivas dos princípios fundamentais do Código de Ética do/da ...

Responda: Uma das prescrições constitutivas dos princípios fundamentais do Código de Ética do/da Assistente Social de 1993 é a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do ar...


1Q859068 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Prefeitura de Passira PE Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Uma das prescrições constitutivas dos princípios fundamentais do Código de Ética do/da Assistente Social de 1993 é a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. Sobre a dimensão normativa desse princípio, analise as afirmações abaixo. I. É exigido um posicionamento objetivo do/da assistente social a favor de todos os direitos humanos. II. As condutas arbitrárias são justiçáveis quando as decisões da população usuária não estiverem em consonância com as diretrizes institucionais III. O/a assistente social deve se contrapor ao uso do abuso de poder e de autoridade no exercício de sua prática profissional. É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O princípio da defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo, presente no Código de Ética do Assistente Social de 1993, exige que o profissional se posicione de forma clara e objetiva a favor dos direitos humanos, sem exceção, o que confirma a afirmação I.

A afirmação II está incorreta porque condutas arbitrárias nunca são justificáveis, mesmo que as decisões da população usuária não estejam alinhadas com diretrizes institucionais. O assistente social deve sempre repudiar o arbítrio e o autoritarismo, conforme o princípio ético.

A afirmação III está correta, pois o assistente social deve se opor ao abuso de poder e autoridade no exercício da profissão, garantindo uma atuação ética e comprometida com a justiça social.

Portanto, apenas as afirmações I e III estão corretas, o que confirma a alternativa b como resposta correta.

Fazendo uma segunda análise, reforça-se que o assistente social tem o dever ético de defender todos os direitos humanos (I) e de se contrapor ao abuso de poder (III). A justificativa para condutas arbitrárias (II) contraria o Código de Ética, que é claro na recusa ao arbítrio, reforçando que a alternativa b é a correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.