Sobre a nutrição enteral, correto afirmar que: Assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre a nutrição enteral, correto afirmar que: Assinale a alternativa INCORRETA:


Sobre a nutrição enteral, correto afirmar que: Assinale a alternativa INCORRETA:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Camila Duarte
    Camila Duarte EQUIPE
    07/01/2025 • 22:20
    Gabarito: b)

    A alternativa b) está incorreta. O termo "enteral" não vem do grego "enteron", que significa duodeno. Na verdade, o termo "enteral" vem do grego "enteron", que significa intestino.

    A nutrição enteral é a oferta de uma dieta líquida por meio de uma sonda colocada no estômago, duodeno ou jejuno. É a alternativa mais utilizada para a ingestão de alimentos quando a alimentação pela boca está impossibilitada ou é insuficiente em calorias e nutrientes. A nutrição enteral é um método simples, seguro e eficaz que ajuda a manter o estado nutricional adequado, permitindo a ingestão correta de calorias, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais nas doses certas, além de proporcionar melhor recuperação e qualidade de vida. Nas dosagens ideais prescritas pelo médico ou nutricionista, a alimentação por sonda atende todas as necessidades nutricionais e, muitas vezes, não necessita de alimentação complementar, como sucos, leite, vitaminas, sopas, caldos ou outros suplementos.
  • Paulo rocha
    Paulo rocha
    15/01/2026 • 17:26
    Prescrição dietética é função privativa do nutricionista, médico não prescreve dieta, logo a alternativa "E" tbm está incorreta.
  • Claudio Pessanha
    Claudio Pessanha
    15/01/2026 • 17:30
    A questão pede a alternativa incorreta.

    O erro da alternativa B: É um erro objetivo de etimologia. A palavra grega enteron significa intestino (de forma geral) e não especificamente o duodeno.

    Sobre a alternativa E: Embora a prescrição dietética seja atividade privativa do nutricionista (Lei nº 8.234/1991), a legislação que rege a Terapia Nutricional Enteral (RDC 63/2000) estabelece que esta é uma atividade multiprofissional. No contexto da questão, a alternativa "E" é considerada correta por descrever a capacidade nutricional da dieta (ser completa e autossuficiente), independentemente de quem assina a prescrição no prontuário.

    Portanto, a alternativa B permanece como o erro mais flagrante e indiscutível da questão.
  • Paulo rocha
    Paulo rocha
    15/01/2026 • 19:05
    A questão não pede para assinalar o erro mais flagrante e sim a incorreta ao mesmo tempo em que apresenta duas alternativas igualmente erradas. A composição da equipe multidisciplinar não prevê que um profissional possa invadir a função do outro, neste caso: o médico, levando em consideração o quadro clinico do paciente determinaria a via de administração da dieta, seja oral, enteral ou parenteral, a partir daí, o nutricionista, determinaria a prescrição dietética com as quantidades adequadas ao paciente.
    https://cfn.org.br/wp-content/uploads/2023/11/AMPLIADA_PRESCRI%C3%87%C3%83O-DIET%C3%89TICA-COMO-ATIVIDADE-PRIVATIVA-DO-NUTRICIONISTA.pdf

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.