Questões Pedagogia Didática e Processo de Ensino e Aprendizagem

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domí...

Responda: Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue o item seguinte. Por ordem crescente de complexidade, a categoria análise pr...


Q860929 | Pedagogia, Didática e Processo de Ensino e Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue o item seguinte.

Por ordem crescente de complexidade, a categoria análise precede a categoria avaliação.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 15/09/2023 23:19:45🎓 Equipe Gabarite
A afirmação está correta.
Esta questão exige conhecimentos acerca dos níveis ou categorias de habilidades cognitivas.

De acordo com a hierarquia de categorização dos níveis de abstração no processo de aprendizagem chamado Taxonomia de Bloom, essas categorias de habilidades estão agrupadas em ordem crescente de complexidade, ou seja, você somente consegue pular para o próximo nível se tiver dominado o nível anterior. Agora, confira quais são essas habilidades:

1. Conhecimento: nível básico de aprendizagem, onde os alunos se lembram e recuperam informações aprendidas anteriormente.
2. Compreensão: capacidade de entender e interpretar as informações em um contexto;
3. Aplicação: os alunos conseguem aplicar os conhecimentos e habilidades em novos contextos;
4. Análise: divisão do material em partes para entender sua estrutura;
5. Síntese: união dos elementos para formar uma unidade coerente;
6. Avaliação: capacidade de realizar julgamentos de valor sobre o material e métodos utilizados.

Com essa lista é possível identificar que a categoria análise vem antes de avaliação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.