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Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a s...
Responda: Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para respondera questão. 3. Valorizar e fruir as diversas manif...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Neste texto, Antônio Cândido defende a literatura como um direito humano fundamental, essencial para a humanização e equilíbrio social. Com base nessa argumentação e nas competências da BNCC apresentadas, a literatura como componente curricular pode auxiliar o educando a alcançar diversos objetivos. Vamos analisar cada alternativa:
a) Valorizar a diversidade de linguagens, saberes e vivências culturais idiossincráticos dos diferentes povos, despertando o senso de alteridade e a sensibilidade para respeitar a diversidade e o multiculturalismo - CORRETO. A literatura pode contribuir para a valorização da diversidade cultural.
b) Fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, ampliando os horizontes e despertando a consciência crítica quanto aos efeitos homogeneizadores da globalização - CORRETO. A literatura pode ampliar os horizontes culturais e despertar a consciência crítica.
c) Participar de práticas de produção artístico-cultural, com possibilidade de integrar conhecimentos teóricos e práticos ao seu projeto de vida e ao exercício cotidiano da cidadania - CORRETO. A literatura pode integrar conhecimentos e práticas artísticas ao projeto de vida do educando.
d) Adquirir conhecimentos e experiências que permitam compreender a hierarquização entre formas de manifestações culturais e artísticas, destacando as eruditas ou as voltadas a um público de determinada faixa etária, em detrimento de formas de expressão populares, mais simples e menos elaboradas - INCORRETO. A literatura, conforme defendida por Cândido, não deve hierarquizar as formas de manifestações culturais, mas sim valorizar a diversidade e a universalidade da literatura.
e) Adquirir conhecimentos que o auxiliem na compreensão das relações do mundo do trabalho, as características de certas profissões e seus contextos, despertando a responsabilidade e o senso crítico - CORRETO. A literatura pode contribuir para a compreensão das relações do mundo do trabalho e o desenvolvimento do senso crítico.
Portanto, a alternativa que não condiz com os objetivos da literatura como componente curricular, de acordo com a argumentação de Antônio Cândido e as competências da BNCC, é a letra d) Adquirir conhecimentos e experiências que permitam compreender a hierarquização entre formas de manifestações culturais e artísticas.
Neste texto, Antônio Cândido defende a literatura como um direito humano fundamental, essencial para a humanização e equilíbrio social. Com base nessa argumentação e nas competências da BNCC apresentadas, a literatura como componente curricular pode auxiliar o educando a alcançar diversos objetivos. Vamos analisar cada alternativa:
a) Valorizar a diversidade de linguagens, saberes e vivências culturais idiossincráticos dos diferentes povos, despertando o senso de alteridade e a sensibilidade para respeitar a diversidade e o multiculturalismo - CORRETO. A literatura pode contribuir para a valorização da diversidade cultural.
b) Fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, ampliando os horizontes e despertando a consciência crítica quanto aos efeitos homogeneizadores da globalização - CORRETO. A literatura pode ampliar os horizontes culturais e despertar a consciência crítica.
c) Participar de práticas de produção artístico-cultural, com possibilidade de integrar conhecimentos teóricos e práticos ao seu projeto de vida e ao exercício cotidiano da cidadania - CORRETO. A literatura pode integrar conhecimentos e práticas artísticas ao projeto de vida do educando.
d) Adquirir conhecimentos e experiências que permitam compreender a hierarquização entre formas de manifestações culturais e artísticas, destacando as eruditas ou as voltadas a um público de determinada faixa etária, em detrimento de formas de expressão populares, mais simples e menos elaboradas - INCORRETO. A literatura, conforme defendida por Cândido, não deve hierarquizar as formas de manifestações culturais, mas sim valorizar a diversidade e a universalidade da literatura.
e) Adquirir conhecimentos que o auxiliem na compreensão das relações do mundo do trabalho, as características de certas profissões e seus contextos, despertando a responsabilidade e o senso crítico - CORRETO. A literatura pode contribuir para a compreensão das relações do mundo do trabalho e o desenvolvimento do senso crítico.
Portanto, a alternativa que não condiz com os objetivos da literatura como componente curricular, de acordo com a argumentação de Antônio Cândido e as competências da BNCC, é a letra d) Adquirir conhecimentos e experiências que permitam compreender a hierarquização entre formas de manifestações culturais e artísticas.
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