Questões História Segundo Reinado

Considerando as pressões britânicas pelo fim do tráfico atlântico de escravizados e ...

Responda: Considerando as pressões britânicas pelo fim do tráfico atlântico de escravizados e as posições brasileiras acerca do tema a partir da década de 1840, julgue (C ou E) o item a seguir. Na...


Q862032 | História, Segundo Reinado, Diplomata, Instituto Rio Branco, IADES

Considerando as pressões britânicas pelo fim do tráfico atlântico de escravizados e as posições brasileiras acerca do tema a partir da década de 1840, julgue (C ou E) o item a seguir.

Na década de 1840, ocorreu um acirramento das pressões inglesas contra o tráfico atlântico, resultando em apreensões de navios pela Marinha britânica. Essa atitude foi justificada pelo Foreign Office com base no tratado firmado com o governo brasileiro em 1826, o que levou à promulgação unilateral do Ato Aberdeen de 1845.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 03/05/2024 19:17:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Certo
O Ato Aberdeen de 1845 é uma lei inglesa que dava plenos poderes à Marinha Real Britânica para interceptar navios negreiros com destino ao Brasil. A lei dizia que a tripulação seria julgada e os africanos, libertos. A Inglaterra tomou essa medida porque o Brasil não adotava nenhuma medida para acabar com a escravidão. Mas, na prática, o tráfico de escravos continuava “por debaixo dos panos” porque a opinião pública era favorável à escravidão. Por mais que o Ato Aberdeen não tenha conseguido acabar com a escravidão, conseguiu pressionar o Brasil que estava isolado e temia sanções econômicas e uma guerra com a Inglaterra.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.