Questões Específico Agente de Endemias Epidemiologia e Saúde Coletiva

As Leishmanioses são antropozoonoses consideradas um grande problema de saúde públic...

Responda: As Leishmanioses são antropozoonoses consideradas um grande problema de saúde pública, representam um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica. No Brasil,...


Q862990 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Horizonte CE, ICECE, 2023

As Leishmanioses são antropozoonoses consideradas um grande problema de saúde pública, representam um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica. No Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma das afecções dermatológicas que merece mais atenção, devido à sua magnitude e risco de ocorrência de deformidades que pode produzir no ser humano. Sobre a doença é correto o que se afirma em:

I. A Leishmaniose tegumentar constitui um problema de saúde pública em países distribuídos em quatro continentes (Américas, Europa, África e Ásia).

II. A Leishmania é um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae, parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear.

III. O parasita apresenta duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa D
CORRETO I. A Leishmaniose tegumentar constitui um problema de saúde pública em países distribuídos em quatro continentes (Américas, Europa, África e Ásia). A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. É um problema de saúde pública em 85 países em quatro continentes (Américas, Europa, África e Ásia).

CORRETO II. A Leishmania é um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae, parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear. A Leishmania é um gênero de protozoários pertencente à família Trypanosomatidae. Esses parasitas são intracelulares obrigatórios e afetam, em especial, as células do sistema fagocítico mononuclear.

CORRETO III. O parasita apresenta duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados. O ciclo de vida da Leishmania possui duas formas: a promastigota, que está situada no tubo digestivo do vetor (flebotomíneos, popularmente conhecidos como “mosquito palha) e a amastigota, cujo desenvolvimento ocorre nos tecidos dos hospedeiros vertebrados, incluindo os humanos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.