Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a teoria do desenvolvimento cognitiv...
Responda: Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget em relação à primeira infância?
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget é dividida em quatro estágios principais, sendo dois deles diretamente relacionados à primeira infância: o estágio sensório-motor (0-2 anos) e o estágio pré-operatório (2-7 anos).
No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento até aproximadamente os 2 anos, a criança desenvolve o conhecimento do mundo através dos sentidos e das ações motoras, mas ainda não possui a capacidade de pensar logicamente ou resolver problemas complexos.
Já no estágio pré-operatório, que vai dos 2 aos 7 anos, a criança começa a usar símbolos e a desenvolver a linguagem, mas ainda não consegue realizar operações mentais lógicas complexas, como a conservação de quantidade ou o raciocínio reversível.
A alternativa b descreve corretamente essa fase, destacando que a criança opera mentalmente com objetos e eventos, mas ainda não realiza operações lógicas complexas.
As outras alternativas apresentam erros conceituais: a) atribui habilidades do estágio operacional concreto ao sensório-motor; c) ignora as fases específicas da teoria de Piaget; d) confunde o estágio operacional concreto com o formal, que começa por volta dos 11-12 anos; e) está incompleta ou ausente.
Portanto, a alternativa b é a correta segundo a teoria de Piaget.
No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento até aproximadamente os 2 anos, a criança desenvolve o conhecimento do mundo através dos sentidos e das ações motoras, mas ainda não possui a capacidade de pensar logicamente ou resolver problemas complexos.
Já no estágio pré-operatório, que vai dos 2 aos 7 anos, a criança começa a usar símbolos e a desenvolver a linguagem, mas ainda não consegue realizar operações mentais lógicas complexas, como a conservação de quantidade ou o raciocínio reversível.
A alternativa b descreve corretamente essa fase, destacando que a criança opera mentalmente com objetos e eventos, mas ainda não realiza operações lógicas complexas.
As outras alternativas apresentam erros conceituais: a) atribui habilidades do estágio operacional concreto ao sensório-motor; c) ignora as fases específicas da teoria de Piaget; d) confunde o estágio operacional concreto com o formal, que começa por volta dos 11-12 anos; e) está incompleta ou ausente.
Portanto, a alternativa b é a correta segundo a teoria de Piaget.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários