A condução de um veículo pesado em declives
acentuados exige do motorista uma série de
procedimentos e cuidados específicos para garantir
a segurança e a eficiência do transporte. Dentre
esses procedimentos, a utilização correta do freio
motor é fundamental para evitar o
superaquecimento do sistema de freios e o
consequente risco de falha. No entanto, a técnica de
utilização do freio motor pode variar dependendo do
tipo de veículo e da tecnologia embarcada. Em um
caminhão moderno, equipado com sistema de freio
motor eletrônico, a sequência ideal de ações para
iniciar a frenagem em um declive acentuado é:
a) Reduzir a marcha para aumentar a rotação do
motor, acionar o sistema de freio motor
eletrônico e, em seguida, aplicar os freios de
serviço de forma gradual e intermitente.
b) Acionar o sistema de freio motor eletrônico,
reduzir a marcha para aumentar a rotação do
motor e, por fim, aplicar os freios de serviço de
forma gradual e intermitente, se necessário.
c) Aplicar os freios de serviço de forma gradual e
intermitente para reduzir a velocidade, acionar
o sistema de freio motor eletrônico e, em
seguida, reduzir a marcha para aumentar a
rotação do motor.
d) Reduzir a marcha para aumentar a rotação do
motor, aplicar os freios de serviço de forma
gradual e intermitente e, por fim, acionar o
sistema de freio motor eletrônico para auxiliar
na frenagem.