Nos motores a etanol, gasolina ou flex, a
produção do movimento começa pela queima
de combustível nas câmaras de combustão.
Essas câmaras contêm um cilindro, duas
válvulas (uma de admissão e outra de escape)
e uma vela de ignição. O pistão que se move
no interior do cilindro é acoplado à biela, que
se articula com o virabrequim. O virabrequim,
ao girar, faz com que o movimento chegue às
rodas através do sistema de transmissão do
carro. Os cilindros são aberturas no bloco do
motor nas quais os pistões deslizam, subindo
e descendo de acordo com a explosão e o
movimento do virabrequim. No terceiro tempo
(explosão):
✂️ a) A válvula de admissão se abre e uma
mistura de combustível e ar é injetada no cilindro
através da válvula de admissão, enquanto o
virabrequim, que gira, empurra o pistão para
baixo. ✂️ b) A válvula de admissão se fecha; a mistura
é comprimida à medida que o pistão se eleva e,
antes que este chegue à parte superior, a vela se
ascende. ✂️ c) A mistura acende-se; os gases quentes,
que se expandem, formados na explosão,
produzem uma força que faz com que o pistão
abaixe novamente, acionando o virabrequim. ✂️ d) A válvula de escape abre-se e os gases
são expulsos pelo pistão, que se eleva. ✂️ e) A válvula tranca o pistão e os dois se
abrem sincronizadamente.