Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, qual das seguintes alternativas
descreve CORRETAMENTE os objetivos e diretrizes fundamentais estabelecidos por esta política?
✂️ a) A Política Nacional de Educação Especial se concentra na promoção de acessibilidade arquitetônica e física nas escolas, mas não
aborda a importância da participação da família e da comunidade ou a necessidade de formação de professores para garantir a
inclusão efetiva de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. ✂️ b) A Política Nacional de Educação Especial prioriza a inclusão escolar de alunos com deficiência e transtornos globais do
desenvolvimento apenas no Ensino Fundamental, excluindo a Educação Infantil, o Ensino Médio e a Educação Superior, e limita a
formação de professores apenas àqueles que atuarão diretamente com essas deficiências. Além disso, enfatiza a formação contínua
de professores e profissionais da educação, a participação da família e da comunidade, a acessibilidade em diversos aspectos e a
articulação intersetorial para a efetiva implementação das políticas públicas. ✂️ c) A principal diretriz da Política Nacional de Educação Especial é a implementação de estratégias de Atendimento Educacional
Especializado apenas para alunos com altas habilidades/superdotação, sem incluir a formação de professores e a acessibilidade
como requisitos essenciais para a inclusão escolar. Ela busca garantir acesso ao ensino regular com participação ativa,
aprendizagem e continuidade educacional, desde a Educação Infantil até a Educação Superior, incluindo a oferta de atendimento
educacional especializado. ✂️ d) A Política Nacional de Educação Especial visa a assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo a transversalidade da educação especial em todos os níveis de
ensino. Busca garantir acesso ao ensino regular com participação ativa, aprendizagem e continuidade educacional, desde a
Educação Infantil até o Ensino Superior, incluindo a oferta de Atendimento Educacional Especializado. Enfatiza a formação
contínua de professores e profissionais da educação, a participação da família e da comunidade, a acessibilidade e a articulação
intersetorial para a efetivação das políticas públicas. ✂️ e) A Política Nacional de Educação Especial visa a assegurar a inclusão escolar apenas no âmbito do ensino superior, sem fornecer
diretrizes claras para a inclusão na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e não aborda a transversalidade da educação
especial nos diferentes níveis de ensino.