O Referencial Curricular do Paraná
estabelece os princípios orientadores da
Educação Básica a serem considerados na
elaboração do currículo pelas redes de ensino
e suas escolas. Eles visam à garantia dos
direitos e objetivos de aprendizagem dosestudantes e são delineados a partir da
trajetória do Paraná, sendo imprescindível
afirmá-los no momento de reelaboração das
propostas pedagógicas curriculares, pautadas
no âmbito da gestão democrática. Tendo em
vista que a Gestão Democrática pressupõe a
participação coletiva na construção do
trabalho pedagógico, faz-se necessário que
este esteja fundamentado no diálogo, na
transparência e na coerência. Formar
cidadãos democráticos inclui a liberdade de
aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o
pensamento, dentre outros aspectos que
abordam o pluralismo de ideias e as
concepções pedagógicas. Desta forma, o
Referencial Curricular do Paraná tem como
princípios orientadores:
I - Educação como Direito alienável de todos
os cidadãos.
II - Prática fundamentada na realidade dos
sujeitos da escola.
III - Valorização dos profissionais da
educação.
IV - Compromisso com a Formação Integral.
V - A ressignificação dos Tempos e Espaços
da Escola.
São princípios propostos pelo Referencial:
✂️ a) II, IV e V. ✂️ b) II, III e V. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I e V. ✂️ e) I e IV.