Logo na primeira competência específica de Arte para o Ensino Fundamental apresentada na Base Nacional Comum
Curricular, este documento defende que a exploração e análise crítica das práticas e produções artísticas e culturais é
fundamental para que os alunos reconheçam a arte como um fenômeno cultural, histórico e social. Com base no
assunto, assinale a alternativa que corresponde à primeira das 9 competências específicas de arte para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
✂️ a) Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos
povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços,
para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar
com as diversidades. ✂️ b) Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade estrangeira, reelaborando-as nas criações em Artes Visuais. ✂️ c) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma dogmática, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. ✂️ d) Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas segregadas, isto é, de forma exclusiva aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual e nas
suas articulações.