Ana Mae Barbosa, importante teórica acerca da história e metodologias da arte-educação no Brasil, critica práticas
pedagógicas que reduzem o ensino da Arte a atividades meramente técnicas ou decorativas, sem promover a reflexão
crítica e a compreensão histórica, social e cultural dessa disciplina na sociedade. Com base nessa crítica, assinale a alternativa que apresenta uma atividade pedagógica que está comprometida com a reflexão crítica e a compreensão histórica, social e cultural da Arte no contexto escolar.
✂️ a) Desenvolvimento de um projeto de confecção de dobraduras para a ornamentação da escola durante o evento do dia
das mães, sem contextualização histórica ou cultural. ✂️ b) Realização de uma pintura guiada de mandalas, focando exclusivamente na orientação sobre cores e no relaxamento dos
alunos, sem abordar suas origens culturais. ✂️ c) Produção de uma coreografia para memorizar um conteúdo de ciências, sem integração com a reflexão sobre a linguagem corporal na cultura e na sociedade. ✂️ d) Criação de uma cena teatral em grupo, permitindo aos alunos refletir sobre suas experiências cotidianas e o contexto
histórico e cultural dessas questões, sem elaboração de texto escrito.