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Dentre as afirmativas indicadas nas alternativas abaixo, assinale apenas aquela que est...
Responda: Dentre as afirmativas indicadas nas alternativas abaixo, assinale apenas aquela que estiver em plena harmonia com o paradigma da educação inclusiva:
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A educação inclusiva tem como princípio fundamental garantir que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes comuns de aprendizagem. Isso significa promover a participação plena e efetiva de todos, respeitando as diversidades e eliminando barreiras.
A alternativa b) está incorreta porque o paradigma da educação inclusiva reconhece que os estudantes aprendem de formas diferentes e em ritmos distintos, portanto, não se espera que todos aprendam o mesmo conteúdo da mesma forma e ao mesmo tempo.
A alternativa c) é equivocada porque a educação inclusiva não se limita a alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades; ela abrange todos os estudantes, promovendo a diversidade e a equidade.
A alternativa d) está errada pois a educação inclusiva busca a participação em ambientes comuns, e não o atendimento exclusivo em classes ou serviços especializados, que caracterizam a segregação.
Por fim, a alternativa e) é incorreta porque inclusão e integração são conceitos distintos; inclusão implica a adaptação do sistema para atender a todos, enquanto integração pode significar apenas a colocação do aluno em um ambiente comum sem as adaptações necessárias.
Portanto, a alternativa a) está em plena harmonia com o paradigma da educação inclusiva, conforme preconizado na legislação educacional brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva.
A alternativa b) está incorreta porque o paradigma da educação inclusiva reconhece que os estudantes aprendem de formas diferentes e em ritmos distintos, portanto, não se espera que todos aprendam o mesmo conteúdo da mesma forma e ao mesmo tempo.
A alternativa c) é equivocada porque a educação inclusiva não se limita a alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades; ela abrange todos os estudantes, promovendo a diversidade e a equidade.
A alternativa d) está errada pois a educação inclusiva busca a participação em ambientes comuns, e não o atendimento exclusivo em classes ou serviços especializados, que caracterizam a segregação.
Por fim, a alternativa e) é incorreta porque inclusão e integração são conceitos distintos; inclusão implica a adaptação do sistema para atender a todos, enquanto integração pode significar apenas a colocação do aluno em um ambiente comum sem as adaptações necessárias.
Portanto, a alternativa a) está em plena harmonia com o paradigma da educação inclusiva, conforme preconizado na legislação educacional brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva.
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