A demanda de atendimentos na Secretaria Escolar
estava maior por se referir ao período de
matrículas dos estudantes. A adolescente
Andressa, acompanhada de sua mãe, estava
aguardando impacientemente sua senha ser
anunciada para receber o atendimento. Próximo à
sua vez, chegou outro adolescente que retirou
uma senha preferencial, sendo atendido na
sequência.
Andressa comentou com sua mãe não ter visto
nenhuma deficiência física naquele adolescente,
apenas reparou que ele portava um cordão de fita
com desenhos de girassóis.Andressa foi tirar
satisfação com um funcionário da Escola, porque
não via razão para aquele adolescente ser
atendido de modo preferencial. Em resposta,
Andressa foi informada corretamente de que o
cordão de fita com desenhos de girassóis é o
símbolo
✂️ a) brasileiro de identificação de pessoas com
autismo, mas não lhes é garantida prioridade de
atendimento. ✂️ b) do nordeste para identificar pessoas com
transtorno de déficit de atenção, dando direito ao
atendimento prioritário nas instituições públicas e
privadas. ✂️ c) da campanha de combate ao abuso e à
exploração sexual de crianças e adolescentes e
dá direito de atendimento prioritário a
adolescentes vítimas ou testemunhas de
violência. ✂️ d) nacional de identificação de pessoas com
deficiências ocultas e de que tais pessoas têm
direito a receber atendimento prioritário nas
instituições e serviços de atendimento ao público. ✂️ e) estadual do Sergipe para conscientização da
escolarização de população rural, a qual tem
direito a receber atendimento prioritário.