A avaliação de desempenho é um tema controverso, pois há empresas que não têm metodologia de avaliação das pessoas e acreditam que é perda de tempo ou que o resultado do processo não é importante. Por outro lado, em muitas empresas, as metodologias funcionam e geram resultados. Tomando por parâmetro as empresas que têm essa visão positiva da avaliação de desempenho, destaque a alternativa que apresenta um erro conceitual.
a) A área de Recursos Humanos, vista como estratégica, ratifica a importância dos experimentos na disciplina de avaliação de desempenho, especificamente, pelo fato de agregar valor financeiro à organização.
b) Avaliação ou administração de desempenho é uma metodologia que visa, continuamente, a estabelecer um contrato com os funcionários referentes aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigir os rumos, quando necessário, e avaliar os resultados obtidos.
c) Os valores organizacionais permeiam o processo tanto na negociação do contrato do desempenho, quanto na condução das ações por parte dos funcionários.
d) A avaliação de desempenho é, sem dúvida, a função primordial dos líderes das organizações.
e) De forma geral, é possível diferenciar a avaliação de desempenho a partir de duas formas de análise: quantitativa e qualitativa.