Para Pires e Moreno (2015), é indispensável que a rotina
seja organizada para o trabalho pedagógico como sequência
pensada, que valorize o tempo e o espaço das crianças no
espaço escolar.
Tendo como referência as reflexões das autoras sobre
a organização diária das ações na educação infantil,
é incorreto afirmar:
✂️ a) Tidos como complementares, o cuidar e o educar
uma criança propicia a manifestação de posturas
autônomas, a criação de hábitos e a capacidade
de realizar sozinha algumas ações, possibilitando
múltiplas aprendizagens. ✂️ b) O momento de entrada e saída está conectado à
adaptação da criança à escola, ao seu acolhimento,
sendo espaços de interações cotidianos e de práticas
pedagógicas como também de cumprimento de
regras e horários determinados pela escola. ✂️ c) A roda de conversa é um momento de interação
social considerado como essencial para as
crianças expressarem seus sentimentos,
dúvidas, conhecimentos e hipóteses num ambiente
que propicie a confiança e a autoestima. ✂️ d) O período de adaptação da criança na primeira
etapa da educação básica se restringe ao fato de
como a criança se adapta ou não à nova situação,
acontecendo independentemente da maneira de
como é acolhida.