De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p. 28, vol. 1), “as brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras como os jogos de tabuleiros, jogos didáticos, jogos corporais, dentre outros, promovem a ampliação dos conhecimentos da criança por meio da atividade lúdica”. Sobre a contribuição dos brinquedos educativos, analise as afirmativas a seguir.
I. Quebra-cabeça e dominó : estimula funções ligadas à capacidade de planejamento e ao pensamento estratégico, necessários para se atingir objetivos.
II. Jogo “resta um” : proporciona desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, construção de regras, elaboração de estratégias, atenção e concentração, antecipação, perseverança no jogar, chegando até aos movimentos de pinça que são tão importantes para o desenvolvimento da coordenação motora.
III. Fantoches : proporciona o desenvolvimento da linguagem e do pensamento; promove o desenvolvimento da sociabilidade e criatividade.
IV. Bingos : proporciona uma aprendizagem prazerosa e muito mais produtiva de conteúdos didáticos. Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e IV, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas.