São constantes os relatos de educadores sobre os
comportamentos considerados como violência, agressões e
indisciplina, e que apontam para a necessidade de se buscar
estratégias capazes de melhorar a qualidade das relações
interpessoais nas escolas. Conforme dados do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (2019), metade dos diretores
assinalou já ter presenciado agressão física ou verbal de alunos a
professores ou funcionários da escola; 68,4% dos professores
relataram já ter havido agressão verbal ou física entre alunos; e a
indisciplina dos alunos é vista por 68% dos gestores como um dos
fatores que mais dificulta o funcionamento das escolas.
Com base no debate sobre tendências pedagógicas
contemporâneas, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Estudos indicam que não há uma percepção do aumento da
violência na escola e um sentimento de insegurança. ✂️ b) O cyberbullying não marca uma característica dos tipos de
violência on-line, uma vez que corresponde a não+intencionais dos indivíduos na rede. ✂️ c) O cyberbullying é marcado por uma característica que o
diferencia dos demais tipos de violência on-line, uma vez que
corresponde a ações violentas e intencionais entre pares, no
ambiente virtual. ✂️ d) A Lei nº 13.185, que instituiu o Programa de Combate à
Intimidação Sistemática, prevê punição específica para o
bullying . ✂️ e) Os estabelecimentos educacionais não são obrigados a
manter fichas cadastrais e certidões de antecedentes
criminais atualizadas de todos os seus colaboradores.