O brinquedo supõe uma relação com a criança a uma
indeterminação quanto a ausência de um sistema de regras, que
organizam a sua utilização. O brinquedo, portanto, está em
relação direta com um aspecto da realidade e que a criança pode
manipular
Acerca da relação brincadeira / ensino-aprendizagem / currículo
no projeto pedagógico da escola, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Um dos objetivos do brincar é dar à criança objetos reais para
que possa manipulá-los para reproduzir a realidade e
entendê-la. ✂️ b) O brincar permite a articulação entre os processos de ensino
e aprendizagem, numa postura ativa por parte do educando,
na mobilização de suas estruturas cognitivas, por meio da
dimensão emocional. ✂️ c) As instituições de educação infantil têm por objetivo ampliar
as atividades do brincar das crianças, através de exercícios
repetidos no uso de brinquedos, desenhos e músicas. Ao
fazerem isso, organizam as emocional e socialmente. ✂️ d) Brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com as
crianças e confundem-se com os aspectos cognitivos, sociais
e culturais, pois mexem com as dimensões afetivas. ✂️ e) A prática de brincar infantiliza os alunos nos currículos
escolares, entretanto suas ações simbólicas servem para
explorar e facilitar ao educador a transmissão de
determinada visão de mundo.