Em conformidade com a Política Nacional de Inclusão na Perspectiva da Educação
Inclusiva, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza
física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter
restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações
qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e
atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Não se incluem nesse grupo alunos com autismo. ( ) Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das
seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e
artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e
realização de tarefas em áreas de seu interesse. ( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia
e transtorno de atenção e hiperatividade, nesses casos, a educação especial atua de
forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades
educacionais especiais desses alunos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
✂️ a) V – V – V – F. ✂️ b) V – F – F – V. ✂️ c) V – F – V – V. ✂️ d) F – V – F – V. ✂️ e) F – V – F – F.