Belhot (1997) discutiu sobre as diferentes abordagens
que podem ser utilizadas em cada uma das etapas do
ciclo de aprendizagem, explorando e identificando o
potencial de aplicação da tecnologia e de estratégias de
ensino e de aprendizagem não convencionais na
educação. De acordo com o autor, as abordagens
devem estar definidas de acordo com as respectivas
etapas do ciclo de aprendizagem, as quais são:
1.Abordagem construtivista: na etapa "E-SE" facilita a
integração da experiência com aplicação, da indução na
resolução de problemas, da criatividade e da discussão
de novas situações.
2.Abordagem prescritiva: essa etapa privilegia o
"COMO", é nesse momento que o aluno integra a teoria
à prática, dentro de um contexto.
3.Abordagem normativa: essa etapa privilegia o "O
QUE", onde o aluno deve ser exposto aos conceitos que
solucionam o(s) problema(s) exposto(s).
4 .Abordagem descritiva: para esta etapa, o professor
deve usar estratégia de selecionar e arranjar os
estímulos ambientais, para que a realidade possa ser
caracterizada e percebida.
A sequência correta em que ocorre esse processo é:
✂️ a) 4 − 3 − 2 − 1. ✂️ b) 1 − 2 − 3 − 4. ✂️ c) 1 − 3 − 2 − 4. ✂️ d) 3 − 2 − 4 − 1. ✂️ e) 4 − 2 − 3 − 1.