Uma equipe pedagógica realiza reflexões sobre o impacto do construtivismo no engajamento dos alunos e na qualidade da
aprendizagem. Em uma discussão sobre as bases teóricas dessa abordagem nasce um debate sobre a influência de Piaget e
Vygotsky na concepção construtivista. Os educadores, ao explorarem esses fundamentos teóricos, buscam otimizar suas práticas
pedagógicas para potencializar o processo ativo de construção de conhecimento pelos alunos. Na oportunidade, surgiram duas
colocações realizadas por docentes amplamente debatidas acerca de sua veracidade:
Assertiva (A) : o construtivismo, enquanto abordagem pedagógica, destaca-se por promover a construção ativa do conhecimento pelo
aluno, considerando suas experiências prévias como elemento fundamental para a aprendizagem, refletindo uma visão epistemológica
centrada na autonomia do aprendiz.
Razão (R) : a perspectiva construtivista, fundamentada nas contribuições de Piaget e Vygotsky , argumenta que a aprendizagem
é um processo dinâmico e participativo, no qual os alunos constroem significados a partir de suas interações complexas com o
ambiente, fomentando uma visão mais intrincada e engajada do fenômeno educacional.
Assinale a alternativa correta.
✂️ a) Ambas as assertivas (A) e (R) são falsas. ✂️ b) A assertiva (A) é falsa; a razão (R) é verdadeira. ✂️ c) A assertiva (A) é verdadeira; a razão (R) é uma explicação incorreta. ✂️ d) Ambas as assertivas (A) e (R) são verdadeiras; a razão (R) é uma explicação correta da assertiva (A).