Um grupo de professores de uma escola decide realizar uma pesquisa colaborativa com investigação qualitativa para averiguar
estratégias eficazes no ensino de matemática para alunos do 6º ano. Cada professor traz sua experiência e perspectiva para contribuir com o projeto. Eles definem objetivos claros, elaboram um plano de ação, coletam dados durante as aulas e realizam análises
conjuntas para identificar práticas pedagógicas mais bem-sucedidas. Considerando a situação apresentada, analise as afirmativas a
seguir.
I. A pesquisa colaborativa permite que os professores compartilhem suas experiências e conhecimentos, promovendo uma
abordagem mais rica e diversificada na análise dos resultados.
II. O processo de trabalho de uma pesquisa qualitativa é maior que o produto, ou seja, o resultado é sempre associado ao contexto
no qual ocorreu a investigação.
III. A coleta de dados durante as aulas possibilita a obtenção de informações concretas e contextualizadas sobre o impacto das
práticas pedagógicas, contribuindo para uma análise mais fundamentada.
IV . O contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação investigada interfere negativamente na investigação qualitativa.
V. A análise conjunta dos resultados é uma etapa crucial, pois permite que os professores identifiquem práticas mais eficazes,
promovam melhorias contínuas e compartilhem aprendizados.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III, IV e V. ✂️ b) IV, apenas. ✂️ c) II, III e V, apenas. ✂️ d) I, II, III e V, apenas.