Em seu livro Ideias para Adiar o Fim do
Mundo , Ailton Krenak ressalta a importância
das diferenças individuais e o valor da
diversidade. Já as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Básica aborda a
gestão pedagógica e administrativa das
escolas indígenas.
Assinale a opção que melhor reflete o princípio
defendido por ambos os textos.
✂️ a) Para evitar conflitos, as Secretarias de
Educação devem impor critérios rígidos
para a gestão das escolas indígenas,
independentemente do consentimento das
comunidades, assegurando a uniformidade
na implementação das políticas
educacionais. ✂️ b) Os professores indígenas devem ser
capacitados para adotar práticas escolares
padronizadas, garantindo a igualdade de
oportunidades educacionais para todos os
alunos. ✂️ c) As escolas indígenas devem adotar um
protocolo único de gestão, alinhado com as
normas estabelecidas pelos sistemas de
ensino, visando à homogeneidade e à
eficiência administrativa. ✂️ d) A composição do quadro de gestão das
escolas indígenas deve ser determinada,
exclusivamente, pelas Secretarias de
Educação, sem considerar a participação
das comunidades indígenas, garantindo,
assim, a eficiência administrativa. ✂️ e) É necessário reconhecer a diversidade
sociocultural das comunidades indígenas e
permitir que elas exerçam controle sobre a
gestão de suas escolas, conforme
estabelecido pelas DCN, promovendo,
assim, a valorização das diferenças
individuais e culturais.