O professor competente é aquele com capacidade para gestar uma formação básica adequada, instaurando o ambiente do
aprender a aprender, do saber pensar e do questionar criativamente. Atua como um mediador essencial no processo de
ensino-aprendizagem, conduzindo os alunos na construção de um conhecimento significativo e duradouro. Para isso,
seleciona conteúdos relevantes, para serem desenvolvidos com os alunos, que precisam estar relacionados com a realidade
e incluir elementos da vivência prática dos alunos para torná-los mais significativos e vivos, de modo que eles possam
assimilá-los ativa e conscientemente. Neste contexto, dizemos que os conteúdos:
✂️ a) Estimulam a reprodução acrítica de informações, sem questionamentos ou reflexões críticas. ✂️ b) Passam de fim do processo educacional para se tornarem meios para a aquisição de competências. ✂️ c) São separados das habilidades e competências a serem desenvolvidas, ignorando a integração entre conhecimentos teóricos
e práticos no processo educacional. ✂️ d) São concebidos de forma abstrata e distante da realidade dos alunos, desconsiderando a importância da contextualização e
da relevância dos conteúdos para a aprendizagem significativa.