A saúde da criança que frequenta instituições de educação infantil revela sua singularidade como sujeito que vive em determinada
família, que, por sua vez, vive em um grupo social, tendo, assim, uma história e necessidade de cuidados específicos. O ambiente
coletivo demanda condições ambientais e cuidados adequados ao contexto educacional.
(RCNEI, vol. 2, p. 50.)
De acordo com o RCNEI, quanto ao ambiente da educação infantil e sua alimentação é correto afirmar que:
✂️ a) Em torno dos quatro anos, na creche, a criança já poderá alimentar-se sozinha, determinar seu próprio ritmo e a quantidade
de alimentos que ingere. ✂️ b) Aconselha-se a oferta das refeições em grandes refeitórios, com todos os grupos infantis presentes ao mesmo tempo para
que possam aprender coletivamente. ✂️ c) Na creche, somente a partir de dois anos, as crianças podem começar a aprender a usar os talheres; tomar líquidos na
caneca; diminuir o uso da mamadeira; e, partilhar das refeições à mesa com os companheiros. ✂️ d) É muito importante que os professores permitam que a criança experimente os alimentos com a própria mão, pois a
construção da independência é tão importante quanto os nutrientes que ela precisa ingerir.