Diante do potencial lúdico e dominador, o brinquedo e a brincadeira podem e devem ser utilizados em benefício da Educação.
O professor que souber explorá-los, independente da idade do aprendiz, poderá acessar o mundo da imaginação de seus pupilos
e auxiliá-los na interpretação do mundo e na aquisição de conhecimentos socioculturais e científicos.
(Freitas; Mancini, 2019, p. 106.)
Quanto à ludicidade na educação básica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em sua função lúdica, o jogo e a brincadeira ensinam espontaneamente e sem a necessidade da intervenção ou mediação
do professor.
( ) Os jogos utilizados no âmbito escolar devem ser planejados prioritariamente com o objetivo de propiciar o estudo do
pensamento da criança, abordando suas características afetivas para que possa contribuir na disciplina escolar.
( ) As atividades lúdicas devem ocorrer em diversos espaços, pois os jogos e as brincadeiras são atividades que podem ser
exercidas associando a expressão corporal, o desenvolvimento do raciocínio lógico, argumentativo, afetivo, dentre outros.
( ) O lúdico retira o aluno da posição de ouvinte, mero receptor de informações, pacífico e vazio, para um momento de trocas
de experiências, criatividade, raciocínio lógico, diante do que lhe está sendo proposto.
A sequência está correta em
✂️ a) F, V, F, V. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) F, F, V, V. ✂️ d) V, F, V, F.