Com o passar dos anos, a escola percebeu o quão é importante relacionar os conteúdos abordados em sala de aula à realidade
social do aluno. Diante disso, originaram se as tendências pedagógicas, que englobam os pensamentos de alguns educadores e
filósofos que compartilharam reflexões e orientações sobre metodologias de ensino que valorizam a pluralidade de ideias do
discente e auxiliam o professor a buscar novos métodos de ensino, com o intuito de manter o educando envolvido no processo
de aprendizagem.
(Silva, 2022, p. 190.)
Assinale a afirmativa correta quanto às tendências pedagógicas e a BNCC.
✂️ a) A segunda competência recomenda o conhecimento científico para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo na
solução de problemas e aplicar o conhecimento em novas situações, o que está presente na tendência liberal renovada
progressivista. ✂️ b) A terceira competência destaca que se deve reconhecer a importância da diversidade cultural e da participação do aluno
nos diversos movimentos culturais, assim como a tendência tecnicista, que aponta a cultura como elemento facilitador no
aprimoramento das habilidades do indivíduo. ✂️ c) A tendência pedagógica presente nas competências gerais da BNCC é a teoria tradicional, que leva o aluno a um rigor diante
das questões sociais, buscando disciplinar a aprendizagem levando o aluno, que é o centro do processo educativo, ao
pensamento crítico partindo de sua realidade social e questionando tal realidade. ✂️ d) A quarta competência recomenda a expressão e a comunicação por meio de diferentes linguagens na interação em
sociedade e se relaciona, portanto, à tendência renovada não diretiva e tecnicista, que é fundamentada na transformação
da personalidade do educando através do autogerenciamento, com o intuito de promover a independência do aluno.