No âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem, porque se assume que a avaliação
é aprendizagem no sentido de que por meio dela adquirimos conhecimento [...]. O aluno aprende sobre e a partir da própria
avaliação e da correção, da informação contrastada que o professor lhe oferece e que será sempre crítica e argumentada, mas
nunca desqualificadora, nem punitiva.
(Méndez, 2002, p. 14.)
Sobre a avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Durante os períodos escolares, as avaliações devem ser apenas de múltipla escolha, a fim de mensurar os conhecimentos
dos alunos diante de um conteúdo. ✂️ b) A avaliação deve cumprir seu objetivo de finalização de etapas da educação, sendo um instrumento quantitativo e
mensurável da aprendizagem, seja de um conteúdo, período ou ano letivo. ✂️ c) Após as etapas avaliativas, os professores devem, imediatamente, avançar nos conteúdos, a fim de garantir o cumprimento
na íntegra do currículo escolar e não protelar a aprendizagem dos novos conhecimentos escolares. ✂️ d) A avaliação no ensino fundamental também tem uma função informativa, isto é, fornece informações para que os
professores e os alunos conheçam os pontos fortes e fracos do processo de ensino-aprendizagem e possam tomar as
providências necessárias para que esse processo seja bem-sucedido.