Todas as ações propostas para a construção da realidade que se deseja alcançar devem ser discutidas, planejadas e consolidadas em
um importante documento denominado Projeto Político-Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica, Projeto Pedagógico Curricular ou
simplesmente Projeto Pedagógico. Todas essas expressões citadas apresentam o mesmo sentido de orientar, direcionar uma ideia,
refletir sobre um processo pedagógico alicerçado em ações presentes com vistas à formação do educando para o exercício da cidadania e consciência crítica.
(NASCIMENTO; NASCIMENTO; LIMA, 2020, p. 124.)
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) possui características que o fundamenta e outras que são condicionantes para a sua elaboração e desenvolvimento. Correspondem aos pressupostos do PPP na escola, EXCETO:
a) O PPP é um documento central para a escola, pois fortalece sua identidade, esclarece sua organização, define objetivos para a
aprendizagem dos alunos e, principalmente, define como a escola irá trabalhar para alcançá-los por meio de um plano de ação.
b) O PPP também tem o potencial de ampliar o senso de pertencimento e o engajamento de toda a comunidade escolar (gestores,
professores, demais profissionais da escola, pais, alunos e comunidade) em torno de um projeto comum e intencionalmente elaborado.
c) Os focos principais do PPP são a sala de aula, a disciplina, as metodologias e a aprendizagem dos alunos, pois é naquele espaço onde,
de fato, a aprendizagem ocorre, com a mediação do professor, uso do material didático e também interações, estratégias e
avaliações, sendo que os demais elementos têm importância secundária.
d) O PPP deve ser intencional e apresentar questões relacionadas aos modos de ver e entender a realidade social, aspectos
humanizadores e educacionais dos gestores das políticas públicas, dos gestores escolares, dos educadores e da comunidade
escolar de um modo geral, em consonância aos anseios e demandas dos sujeitos que dela fazem parte.