Treinamento e desenvolvimento de pessoas são assuntos distintos, porém com algumas semelhanças e possuem técnicas em
comum com objetivos diferentes. Treinamento é o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. É o processo de ensinar
aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.
(Chiavenato 1999, p. 20.)
José é supervisor pedagógico de determinada escola pública e deseja desenvolver um treinamento com o propósito de
aumentar a produtividade de sua equipe de professores influenciando suas condutas. Tem, ainda, a intenção de solucionar
alguns problemas de relacionamentos no ambiente de trabalho, desejando capacitar seus docentes a observarem os
aspectos como experiências, sentimentos e motivação pessoal. José não deseja padronizar o modo de agir de seus professores, mas disseminar os valores da organização e suas normas de conduta. O principal objetivo do treinamento é exercitar
habilidades interpessoais, comunicativas e de empatia, facilitando o trabalho em equipe e melhorando o clima organizacional. Sobre as informações apresentadas na situação hipotética, é possível inferir que o Supervisor Pedagógico irá realizar um
treinamento:
✂️ a) Gerencial. ✂️ b) De integração. ✂️ c) Comportamental. ✂️ d) Técnico-operacional.