A vinculação entre os métodos, objetivos e conteúdos se caracteriza por sua relação de interdependência, ou seja, um depende
do outro para o seu funcionamento. Portanto, é nítida a sua importância devido à influência direta no desenvolvimento do
processo pedagógico dos educandos. Dessa forma, em relação à dependência dessas ferramentas educacionais, Libâneo (2013,
p. 150) afirma que “[...] na vida cotidiana estamos sempre perseguindo objetivos. Mas eles não se realizam por si mesmos,
sendo necessária a nossa atuação, ou seja, a organização de uma sequência de ações para atingi-los”. Considerando a tríade:
métodos, objetivos e conteúdos, elementos fundamentais na organização do processo didático, analise as afirmativas a seguir.
I. Métodos : articulações metodológicas com o propósito de atingir um objetivo, onde esse necessariamente está ligado com a
transmissão de conteúdo, com o fim de adquirir conhecimentos.
II. Objetivos : conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social organizados
pedagogicamente e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.
III.Conteúdos : constituem a base central da instrução com objetivo que são traduzidos pelos conhecimentos sistematizados e
habilidade, que se refere diretamente aos objetivos propostos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação
dos conteúdos.
Está correto o que afirma em
✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas.