Os procedimentos criados pelas instituições de educação infantil para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das
crianças devem ter como meta, de acordo com Parecer CNE/CEB nº 20/2009: servir de instrumento de reflexão sobre a prática
pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.
(Ribeiro, 2018, p. 224.)
De acordo com a avaliação da aprendizagem na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Deve priorizar conteúdos relevantes e que sejam pré-requisitos para o ensino fundamental, a fim de prepará-los para sua
trajetória educacional. ✂️ b) Deve ocorrer sempre após o ensino de um objeto de conhecimento específico visando verificar a aprendizagem da criança e,
caso seja verificado que não houve aprendizagem, o professor deve proceder à recuperação durante o período letivo vigente. ✂️ c) O relatório é uma estratégia avaliativa em que cada professor relata o desenvolvimento da criança, atendo-se especificamente
às aprendizagens durante o período escolar, ou seja, excluindo as aprendizagens prévias e também os conhecimentos e saberes
extraescolares, visto que não são importantes. ✂️ d) Fazem parte do processo avaliativo das crianças da educação infantil, a observação crítica e criativa das atividades, das
brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, bem como a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e
crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.)