“O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o
desenvolvimento cognitivo é o estágio sensóriomotor. Durante este estágio (do nascimento aos 2
anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si
mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades
sensoriais e motoras”. (Papalia, 2013, p. 176).
No que diz respeito às características desse período,
assinale a alternativa CORRETA.
✂️ a) O estágio sensório-motor consiste em cinco
subestágios que fluem de um para o outro, à
medida que os esquemas do bebê, os padrões de
pensamento e comportamento, tornam-se mais
elaborados. ✂️ b) No primeiro subestágio, “O Uso de Reflexos”, os
bebês tornam-se mais interessados no ambiente,
repetem ações que produzem resultados
interessantes, como agitar um chocalho, e
prolongam demais experiências. ✂️ c) No quarto subestágio, “Coordenação de Esquemas
Secundários”, o comportamento é mais deliberado
e proposital, intencional à medida que os bebês
coordenam esquemas previamente aprendidos e
usam comportamentos previamente aprendidos
para atingir suas metas. ✂️ d) Os quatro primeiros subestágios são considerados
pré-inteligentes. Os dois últimos são inteligentes.