Ao reconhecer a educação como um direito humano, o Currículo de Pernambuco define como eixo norteador o fortalecimento de uma sociedade democrática, igualitária e socialmente justa. Para tanto, adota como princípios orientadores: equidade e excelência, formação integral, educação em direitos humanos e inclusão. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre esses princípios.
✂️ a) A formação integral é o princípio que considera o estudante como o centro do processo pedagógico. O desenvolvimento integral está diretamente ligado à escola de tempo integral: passando mais tempo na escola, a equipe educacional será capaz de promover um aumento significativo de conteúdos de interesse. ✂️ b) Sobre o princípio da equidade pode-se dizer que todos são iguais perante a lei e que as diferenças são partes integrantes de cada um; portanto, suas especificidades devem ser consideradas e respeitadas em todo o processo social, cultural e educativo. A excelência nas aprendizagens só faz sentido se for acompanhada pela equidade. ✂️ c) Sobre o princípio da equidade e excelência pode-se dizer que todos têm direito à aprendizagem e que as necessidades dos indivíduos diferem, cabendo ao sistema educacional atender a todos com qualidade. Dessa forma, garantir o acesso à educação é suficiente para a promoção da justiça e da inclusão social. ✂️ d) A formação integral considera o estudante como o centro da formação pedagógica. Todo o processo educacional deve se organizar a partir das necessidades, interesses e contexto de vida dos jovens. Considera-se que todos são capazes de aprender e se desenvolver integralmente, ainda que de forma diferente. ✂️ e) A educação em Direitos Humanos defende que todos os estudantes são iguais perante a lei, garantindo assim que todos tenham acesso à educação de qualidade. Todos serão acolhidos no espaço escolar, que trará condições de homogeneidade à comunidade.