A perspectiva psicogenética alterou profundamente a concepção do processo de construção da
representação da língua escrita, promovendo mudanças significativas para a área da alfabetização.
No texto “Letramento e Alfabetização: as muitas facetas”, Magda Soares (2004) expressa que, de acordo
com essa perspectiva:
1. A criança é sujeito ativo capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em
seus usos e práticas sociais.
2. São importantes os pré-requisitos para a
aprendizagem da escrita, que caracterizam
e determinam se a criança está “pronta” ou
“madura” para ser alfabetizada.
3. Há uma ordem hierárquica de habilidades
para a aprendizagem da leitura e escrita. Essas
habilidades desenvolvem-se de maneira gradual e o ensino parte do que é mais fácil para
o que é mais difícil.
4. As dificuldades da criança no processo
de construção do sistema de representação, que é a língua escrita, são vistas como
erros construtivos, resultado de constantes
reestruturações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas .
✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.