Observa-se a necessidade de impulsionar o ensino na Enfermagem de modo que seu
perfil seja voltado para a integralidade do cuidado e a permanente reestruturação de conhecimentos
a partir da problematização das demandas internas sob a lógica da educação permanente em saúde.
Sendo assim, sobre a gestão do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA.
✂️ a) A ecologia do conhecimento em saúde deve priorizar o desenvolvimento de competências no
indivíduo para aprender, analisar, criticar e empreender, através da inovação do processo de
ensino-aprendizagem, e para se relacionar com outros saberes, capilarizando esta rede. ✂️ b) O conhecimento explícito, mesmo com o acesso facilitado, ainda é intangível. Já o conhecimento
tácito é considerado tangível frente aos avanços e futuras necessidades para a sociedade. ✂️ c) O conhecimento explícito, ou seja, aquele que pode ser prontamente transmitido para outras
pessoas, foca na liberdade de cátedra do professor, que transmite o conhecimento de forma
verticalizada. ✂️ d) No modelo de metodologias ativas, o professor perde a liberdade da cátedra e passa a assumir o
protagonismo na mediação do ensino, da educação e da aprendizagem. ✂️ e) Buscar articular os referenciais teóricos e a realidade dentro do sistema de saúde, para que os
espaços de prática não sejam reduzidos a meros “receptores de conteúdos fragmentados”
ministrados em sala de aula, ainda é um desafio.