Consta no artigo 8º da Resolução CNE/CP nº 2,
de 22/12/2017, que os currículos, coerentes com a
proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino,
devem adequar as proposições da Base Nacional
Comum Curricular à sua realidade, considerando, para
tanto, o contexto e as características dos estudantes,
devendo:
1. Contextualizar os conteúdos curriculares,
identificando estratégias para apresentá-los,
representá-los, exemplificá-los, conectá-los e
torná-los significativos, com base na realidade
do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens se desenvolvem e são constituídas.
2. Decidir sobre formas de organização dos componentes curriculares – disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou pluridisciplinar – e fortalecer a competência pedagógica das equipes
escolares, de modo que se adotem estratégias
mais dinâmicas, interativas e colaborativas em
relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
3. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas,
recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para
trabalhar com as necessidades de diferentes
grupos de alunos, suas famílias e cultura de
origem, suas comunidades, seus grupos de
socialização, entre outros fatores.
4. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens.
5. Construir e aplicar procedimentos de avaliação meritocrático de processo ou de resultado,
que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros
como referência para preparar os estudantes
para o mercado financeiro e empreendedor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas .
✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.