No currículo do ensino fundamental também devem ser incluídos temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e
social, direito das crianças e dos adolescentes, preservação do meio ambiente, educação para o consumo, educação fiscal,
trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural e educação para o trânsito. Esses são temas contemporâneos que afetam
a vida humana e devem ser trabalhados, preferencialmente, de maneira transversal. Trabalhar dessa forma significa:
I. Educar para a democracia por meio da vivência democrática na escola desde a estrutura escolar, passando pelo modo como
a escola se insere na comunidade e se relaciona com ela, até a maneira como os profissionais se relacionam entre si como
ocorre a distribuição de responsabilidades e de poder decisório.
II. Entender as relações entre professor e aluno, a relação com o conhecimento, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem,
as opções didáticas, os métodos, as organizações de atividades, a forma como o tempo e o espaço são organizados.
III. Permitir uma experiência educativa verdadeiramente democrática, que possibilite ensinar e aprender valores, atitudes conceitos e práticas sociais.
IV. Compreender que as práticas pedagógicas são sociais, mas não políticas.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) III e IV, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas.