Para Piaget , o desenvolvimento humano obedece a determinados estágios hierárquicos que ocorrem do nascimento até se
consolidarem por volta dos 16 anos. As ordens desses estágios seriam invariáveis a todos os indivíduos, embora a faixa etária
possa variar de pessoa para pessoa em função das características da estrutura biológica e dos estímulos proporcionados pelo
meio ambiente em que estiver inserido. No que se refere ao estágio pré-operatório, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Inicia uma compreensão espacial melhor, localizando-se de modo mais eficiente em diferentes lugares, tendo capacidade
de relacionar ideias de distância de um local para outro e assim, maior facilidade em memorização de trajetos. É acompanhado por um estágio intermediário em que a descoberta intuitiva da resposta correta surge através de erro, gerando um
aprendizado. ✂️ b) Os próprios reflexos e movimentos fazem parte do aprendizado, sua percepção é decorrente de seus sentidos, juntamente
com a atividade motora, favorecendo o desenvolvimento intelectual, somado a outros estímulos externos, como a interação
social com pessoas do seu convívio, bem como a parte afetiva, não se mantendo estagnada, querendo descobrir o ambiente
por sua volta. ✂️ c) Surgimento da linguagem que desencadeia três fatores, sendo a socialização, o pensamento e a intuição. O egocentrismo é
característico dessa fase do desenvolvimento e, conforme a interação com o mundo externo, ele se reduz gradualmente.
Piaget utiliza o termo egocentrismo para se referir a um pensamento realista centrado no ponto de vista da criança, em que
ela não conhece outras perspectivas diferentes das suas e acredita que todo mundo percebe, sente e pensa da mesma
maneira. ✂️ d) O pensamento é “hipotético-dedutivo”, ou seja, capaz de deduzir as conclusões de hipóteses e não somente através de uma
observação real. Suas conclusões são válidas, independente da realidade de fato, por isso que essa forma de pensamento
envolve uma dificuldade e um trabalho mental muito maior que o pensamento concreto. Por consequência desse processo,
ocorre a busca pela identidade, gerando conflitos internos na busca pela autonomia pessoal, fazendo com que haja o
desenvolvimento da personalidade, o que muitas vezes gera contradições de ideias.