Um aluno de 8 anos apresenta um comportamento considerado indisciplinar na sala de aula, desrespeitando os professores
e batendo constantemente nos colegas. As aulas ocorrem, em sua maioria, em sala de aula onde o aluno não consegue ter
concentração nas tarefas que lhe são atribuídas, não copia adequadamente e não consegue permanecer sentado durante
todo o tempo de sala de aula. A família é constantemente chamada na escola. Sua aprendizagem não reflete o esperado,
demonstrando grande dificuldade principalmente nas operações matemáticas. Também demonstra dificuldades na leitura e
na escrita e escreve com letra bastão, na maioria das vezes não separa as palavras em uma frase, escrevendo todas juntas.
Analisando a situação hipotética, considere uma intervenção psicopedagógica a partir da epistemologia genética desenvolvida
por Piaget e assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Como o aluno apresenta questões comportamentais, a psicopedagogia não pode atuar nesse caso, pois, para isso, é
necessário que a escola encaminhe o aluno a um médico psiquiatra, a fim de verificar se ele não apresenta nenhum distúrbio
mais sério que pode, inclusive, colocar colegas, professores e família em risco, bem como a si mesmo. ✂️ b) A situação descrita envolve a necessidade de a escola acionar o Conselho Tutelar, visto que o aluno evidentemente não possui
limites e educação adequados de sua família, o que interfere no trabalho da escola. A partir da intervenção do Conselho, o
Psicopedagogo poderá aplicar testes junto ao aluno, a fim de verificar porque ele não aprende, pois evidentemente possui
alguma dificuldade. ✂️ c) O psicopedagogo fará uma análise da situação do aluno para diagnosticar os problemas e suas causas. Ele levanta hipóteses
por meio da análise da realidade apresentada, ouvindo o aluno, a família e a escola. É necessário conhecer o sujeito em seus
aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e sociais, bem como entender qual o vínculo que o indivíduo estabelece com
o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro. ✂️ d) Piaget define essa questão de forma coletiva, afirmando que a intervenção precisa ser a partir do social e do cultural. Assim,
o psicopedagogo, ao intervir em uma situação como a descrita, precisa perceber o ritmo da sala de aula, das metodologias
de aprendizagem selecionadas pelos professores e, principalmente, observar o comportamento da turma diante do aluno.
Para Piaget, o indivíduo não tem maior importância do que o coletivo.