O currículo escolar é um mapa que guia a jornada educativa. Ele não apenas indica os destinos a serem alcançados, mas também
molda a paisagem por onde se viaja. Ao selecionar conteúdos, definir metodologias e estabelecer objetivos, o currículo reflete
as concepções de mundo e as relações de poder que permeiam a sociedade.
(Sacristán, 2009. Adaptado.)
Considerando a complexidade e a natureza ideológica do currículo escolar, assinale a afirmativa que representa o papel do
professor na construção e implementação de um currículo crítico e transformador.
✂️ a) Atuar como um transmissor do conhecimento universal, cabendo a ele repassar aos alunos os conteúdos definidos no
currículo oficial. ✂️ b) Desconsiderar o currículo oficial e criar suas próprias atividades, buscando atender às necessidades e interesses particulares
de cada aluno. ✂️ c) Atuar como um mediador entre o currículo e a realidade dos alunos, buscando promover a aprendizagem significativa e o
desenvolvimento de competências para a vida. ✂️ d) Aderir de forma criteriosa e estrita ao currículo normatizado, assegurando a homogeneidade no processo de ensino-aprendizagem, o que, por sua vez, contribui para a equidade educacional e a democratização do acesso ao conhecimento
padronizado para todos os discentes.