Uma escola da rede pública, localizada em uma comunidade com alto índice de violência e desigualdade social, busca
construir um Projeto Político-Pedagógico (PPP) que promova a transformação social e a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Considerando as especificidades do contexto e os desafios da educação integral, assinale a estratégia
mais adequada para a construção de um PPP que atenda às necessidades dessa comunidade.
a) Promover a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários e
comunidade local) na construção do PPP, valorizando a diversidade de saberes e experiências.
b) Consolidar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) dentro de um modelo centralizado que permita à equipe
gestora adaptar e personalizar diretrizes conforme o contexto educacional específico da instituição.
c) Fomentar a implementação de um conjunto diversificado de atividades extracurriculares, tanto esportivas quanto artísticas,
com o objetivo de cultivar habilidades específicas, visando o desenvolvimento de talentos individuais e a ocupação do tempo
livre dos estudantes.
d) Optar por uma abordagem pedagógica tradicional que priorize a transmissão direta de conhecimentos e a preparação
técnica dos alunos para o mercado de trabalho, enquanto também se busca equilibrar aspectos de formação cidadã e
competência social para uma ascensão social sustentável e abrangente.